• home
  • contato
  • sobre mim
  • blogroll
  • lojinha
    • Fotos
    • Viagens
    • Passo a passo
    • Eventos
    • Dicas
    05 agosto 2015

    Como tudo começou

    Pedi sugestões lá no me instagram sobre o que colocar aqui, tava querendo escrever algo e manter aqui movimentado.
    Surgiram várias coisas, e eu gostei do tema "Como tudo começou."

    Ignorem a foto de má resolução mas ela representa muito pra mim :)


    Quer saber mais?

    Sobre mim, não sei falar muito da minha pessoa aqui, porque sou muito critica, mas vamos lá.
    Meu nome completo é Andressa Raphaelly de Lima, tenho 23 anos, moro atualmente em João Pessoa/PB há mais ou menos 2 anos e meio, mas sou uma apaixonada pela minha cidade Natal/RN.

    Porque eu mudei de estado? É a pergunta que me faz revirar os olhos hahaha, Eu vim por vários motivos, mas porque já tava cansada de uma página da minha vida. Sabe quado você quer chutar o pau da barraca?
    Pois é, eu quis. E eu fiz. Vim com a cara e coragem mentira vim morta de medo, achando que não ia dar certo mais uma vez
    Não foi fácil, tive que mudar muita coisa na minha cabeça. Mas ai você me pergunta, o que isso tem a ver com desenho, com ser ilustradora.
    Tem tudo a ver, eu sempre gostei de cor, de desenhar, mas nunca investi nisso, acho eu que nunca tive um incentivo necessário, um pé na bunda pra acordar e ver o talento que eu tinha.
    Aconteceram algumas coisas comigo, na minha vida pessoal que não foram muito legais, e eu precisava canalizar tudo o que sentia pra algum lugar, simplesmente estava cansada da situação que me encontrava, pra falar a verdade, tava cansada de chorar em um quarto. PRONTO FALEI
    Sempre gostei de coisas de papelaria a uns dias atrás tinha comprado um sketch da tilibra, com folhas coloridas, e tinha prometido a mim, que todas as vezes que eu quisesse chorar ou ficar triste, eu iria desenhar algo, iria colocar pra fora. Queria mostrar fotos dele, mas ele está em Natal (chorando)
    Começei com hobbie, como muitos desenham hoje, até que as pessoas começaram a observar que eu levava jeito pra coisa. Pessoas em meu trabalho, meus amigos reconheciam que os "desenhos" estavam ficando bons, com o passar do tempo.


    Sempre achei esse desenho horrível, estou aqui mostrando que nem sempre acertei, eu não sabia misturar cores, então tentei fazer um degradê sem sucesso, tem misturar cores no cabelo e não saiu tão legal assim.


    Minhas proporções de rosto não eram muito boa, não é atoa que o desenho abaixo ela tem um super 
    maxilar, e o cabelo não tinha tanta leveza.




    Esse aqui foi a primeira vez que usei lápis aquareláveis e ignorem o canto da folha, esse desenho estava na minha parede e quem foi tirar acabou rasgando ¬¬







    E o que eu desenhava, não eram as minhas criações, eram cópias. ISSO MESMO, EU COPIAVA NA CARA DE PAU hahahaha
    E não ta errado eu estava começando e dê um desconto eu estava triste hahahah
    Ficava hooooras no Tumblr e sempre que achava algo legal salvava a foto e tentava reproduzir. Passei mais de um ano dessa forma, e com o passar do tempo, fui percebendo mais firmeza no meu traço, quando ia fazer a cópia tinha algumas coisas que eu já queria adaptar. Então percebi que eu já estava querendo criar.
    Alguns amigos próximos percebendo o meu desenvolvimento, me sugeriram que fizesse uma página para apenas os meus desenhos, e foi ai que surgiu o Cruella ( e o por que do nome, é uma outra história a ser contada), comecei amadoramente, era apenas um lugar pra colocar os meus desenhos e minha família e amigos curtirem.

    Quando surgiu uma oportunidade. De fazer um mascote de uma página super conhecida e tal. foi quando me desesperei.Pensei e agora? Tem que ser algo, completamente original, não POSSO CÓPIAR.
    O que fazer? Ser ou não ser? ME LASQUEI
    fui estudar. sem brincadeira. Fui buscar INSPIRAÇÕES, fui ver anatomia, fui ver como fazia um mascote (obrigada TUMBLR por existir, obrigada GOOGLE por existir)
    Fiquei morta de medo de não conseguir, quero aqui agradecer as minhas amigas que me apoiaram muito nessa fase, mostrando que eu era capaz, sendo criticas quando deveria.
    Passei um mês em processo criativo, chorei achando que não ia conseguir, mas saiu.
    E Jadson, o dono da página do Mustache amou o resultado final, e me divulgou.



    MEOOO DEUUUS, fiquei louca, começei a ganhar seguidores e tal, e fiquei sem reação.
    E João Pessoa?
    Foi um momento de mudar, de criar e me desenvolver.
    Em 2014 quis criar a minha mascote, e não encontrava ainda o meu traço, algo que fosse a minha cara e deixei esse projeto esquecido por um tempo.

    Tô vendo que a história ta ficando longa demais.
    E eu vou fazer outro post pra falar mais sobre isso.
    Como foi pedido, vou responder algumas perguntas que me fizeram no Instagram.

    Como criar o próprio traço?

    Quando eu começei, eu não tinha um traço definido, eu fui descobrindo ele com o passar do tempo, pra ser mais sincera, com o passar dos anos.
    Não é algo que vem do dia pra noite, tem que ter um pouco de paciência e dedicação.
    Tenta desenhar pelo menos 30 min todo dia, e depois de um mês você vai perceber que gosta de alguma coisa em especifico, por exemplo, gosto de olhos grandes ou olhos pequenos, cabelos bagunçados, coloridos, gosto de um esquema de cores e por ai vai.

    De onde vem a criatividade e como ser criativo?

    Criatividade não vem de um receita pronta e você usa. Acorda de manhã da dois pulinhos, grita três vezes e bate o lápis na cabeça! hahahaha NÃO
    Criatividade é o que você gosta, livros, música, filmes, um amor, um lugar, isso te da criatividade, isso pra falar a verdade te inspira.
    Como ser criativa? Vou falar por mim, a minha criatividade vem do meu dia a dia, o que acontece comigo eu passo pro papel, aconteceu algo legal, eu já penso que isso pode virar uma tirinha e tal.
    Meus amigos me inspiram, observar as pessoas quando elas acham que você não esta observando é legal também, mas sejam discretos, não me envergonhem hahaha

    ♥ Em algum momento "tu" achaste que teus desenhos não eram bons o suficiente?

    Gostei do "tu" acho que ela é do sul kkk me distraio fácil, já perceberam né?
    Sempre acho que eles não são bons, sempre acho que deveria melhorar, sempre acho que faltou alguma coisa.
    Acho que isso é neurose minha, ontem eu estava assist5nd6 uma palestra "foda" e ele falou que muitas vezes as pessoas que desenham ficam presas com o "resultado" e esquecem o processo, esquecem a diversão da coisa.
    Ta na hora de parar de olhar a grama do vizinho e cuidar da sua que ta ficando feia, só por que a dele é mais verde? E dai? Faça a sua rosa! hahahaha
    Mas sabe o que importa, se você gostou, se te fez bem, se te fez aliviar o que estava sentindo.
    Se você respondeu sim para todas as afirmações acima, você esta no caminho certo.

    ♥ Alguém te empurrou pra baixo alguma vez (conscientemente e inconscientemente)?

    Já. Odeio comparações, e isso me deixa pra baixo. Meu estilo é esse e não sou a igual a fulaninho de tal, e não vou me moldar porque alguém quer ou tem dinheiro.

    ♥ Com quantos anos "começaste" a desenhar?

    Tenho quase certeza que é do sul. :D
    Com 20 anos eu criei vergonha na minha cara e comecei a desenhar de verdade. Mas sempre rabisquei por ai.

    ♥ Qual foi o primeiro desenho remunerado como desenhadeira?

    Eu não lembro, ja fervi meu neurônios aqui e não lembro.
    Sorry :(

    ♥ Quanto tempo aproximadamente tu levou até achar teu estilo de desenhar?

    Acredito que uns dois anos, em 2012 foi um ano pra saber que eu poderia desenhar, 2013 e 2014 foi o momento pra treinar e me dedicar se era isso que eu queria pra minha vida. E essa ano 2015 foi quando estabeleci pra mim, que era possível realizar o sonho de ser uma ilustradora e viver disso e acredito que esse ano que me fez formar melhor o meu traço.

    ♥ Quais eram as tuas maiores dificuldades no inicio e quais as atuais? (Não vale dizer que a atual é cabelo, porque eu não acredito)

    Amo as perguntas de vocês.
    Inicialmente eram as expressões e maõs.
    Hoje é mais o gestual, fundo de ilustrações e continua sendo mãos.
    Sobre cabelos, eu tenho preguiça de fazer, então defini que meu estilo não é mais certinho e bonitinho.

    ♥ Você precisou fazer algum curso?

    Não. Sou autodidata. Nunca fiz curso nenhum, olhava e tentava reproduzir. Olhava algo legal e tentava experimentar.
    Sempre quis, mas não é barato fazer cursos de desenho, precisa de investimento.

    ♥ Tem guardadinhos os primeiros desenhos que fez? Se tiver mostra pra a gente?

    Lá em cima tem alguns do meu começo. E eu tenho um caderninho com as primeiras ilustras mesmo, só que eles não está aqui comigo, quando eu viajar novamente tento encontra-lo e mostrar pra vocês.

    ♥ De onde surgiu a ideia de criar uma mascotinha e quais foram as suas referências?

    Eu criava mascote pra todo mundo e menos pra mim. Fiquei puta revolts e tentei fazer, mas inicialmente foi sem sucesso, a Little Cru demorou mais de um ano para ser criada com a minha personalidade e ela passou por mudanças, vou mostrar algumas fotos de quando começou e como ela está hoje. Minha referência era que eu queria que ela me representasse e mostrasse frases do meu dia a dia, peguei algumas características minhas e fui fazendo modelos e vendo o que gostava mais.

    Aqui são alguns esboços que eu fiz e você pode perceber que existem mudanças entre elas e até achar o meu estilo mesmo.



     ~~~uuuu~~~~ minha primeira tirinha (e aprendi isso coma Luiza haha vou levar pro resto da vida)







    ♥ Qual trabalho que vocÊ achou mais dificil de fazer? Porque?

    Acho que o do Mustache foi difícil, até porque eu estava começando e era um momento de criar e eu ainda tinha dificuldade.

    ♥ O mais chato?

    São aqueles que ficam cobrando, isso desestimula qualquer ilustrador e aqueles que ficam comparando estilos. Na minha opinião.

    ♥ Qual desenho você olhou e pensou: "Porque eu não desenhei isso?"

    Assim, não teve nenhum. Teve uns que eu olhei e me perguntei, eu desenhei isso mesmo?
    Por que ficou muito bom.

    ♥ Qual o dia que você foi dormir mais feliz por algum trabalho que você fez?

    Tiveram vários dias não sei falar um em especifico :/


    Epero que tenham gostado, e depois faço outro rodizio de perguntas com vocês
    Beijos
    Cruella






    18 comentários:

    1. Amei muito todo esse processo de aperfeiçoamento! Mas me tira uma dúvida. Como foi vender as primeiras ilustrações? Você procurou clientes ou eles vieram sozinhos. Como você consegue se sustentar com essa profissão? Sempre tem clientes? Ou é um mercado difícil?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não procurei clientes, muitos vinheram quando comecei a publicar nas redes socias.
        Não é fácil sustentar, tem que lembrar que é um emprego que não tem salário fixo, quem faz ele é você, divulgação do seu trabalho ajuda bastante.
        Se o seu trabalho é bom, sempre haverá clientes.
        Não vejo como um mercado difícil, mas exige esforço, porque não é tão valorizado, como as outras "profissões"
        Espero que tenha ajudado
        :*

        Excluir
    2. Amei ver as respostas!
      Sou a favor de mais posts assim,e olha, estou na luta por uma mascotinha com a minha personalidade. Tenho me influenciado muito por você, adoro a Litle Cru, ainda não acertei um traço que me agrade, mas me senti muito motivada a continuar tentando vendo a tua história, bjos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber disso (:
        Treina bastante, vai olhando que que vc gosta, o estilo do nariz, do corpo, boca e tudo mais, junta tudo e vai montando como vc mais gosta!
        Fica de olho no blog que mostrarei mais um pouquinho sobre mim :)

        Excluir
    3. Muito bom, Parabéns! acredita que eu criei vergonha na cara e comecei a levar meu "Talento" á sério com 26 anos!? tipo, sempre gostei de desenhar, mas sempre aparecia alguém e dizia que meus desenhos eram ruim, aí eu parava, mas esse ano eu comecei a levar isso mais á sério e espero continuar. e lembrando que seus desenhos são inspirações pra mim. :-)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mentira que tu ta aqui hahahaha
        a gente tem que aprender a lidar com essas criticas ruins que muitas fezes, a gente acaba ouvindo.
        E muitos falam assim "não dê ouvidos" a esses comentários, mas as vezes não dá pra fechar os ouvidos.
        Amo seus desenhos e vc tem talento, e fiquei feliz com sua visita aqui :)

        Excluir
    4. Ameeei esse post! É muito legal saber como tudo acontece... às vezes parece que ilustrador já nasceu assim, fazendo tudo lindo!
      Você me inspira muito! E me dá esperanças também =) Sou 3 anos mais velha que você, mas quando "crescer" quero ser que nem você! hahahaha
      Vou tentar praticar mais! E foi bom saber que copiando desenho dos outros também se aprende... acho que to tentando forçar algo que ainda nem tenho prática.
      Venha logo pra SP que quero muito te conhecer! Parece ser uma menina encantadora!
      Já to querendo logo esse próximo post!
      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muitas pessoas acham que tudo começa de uma hora pra outra e não é bem assim, existe um processo de aprendizagem por trás que muitas vezes é lento e tem que ter paciência.
        Copiar é bom pra vc treu=inar sua mão deixar ela firme, e é natural após um tempo vc querer criar algo, ng vai te dizer a hora, é você mesma que vao perceber e quero ver esse progresso (:
        Mulheeer bem queria ir pra SP, falta só o money hahahaha
        e vai ter em breve, fica de olho no Blog
        :*

        Excluir
    5. Nháaaa que linda!! Sigo Sempre a Cruella, a Dessa, a Andressa, a Little Cru, nem sei onde te achei, mas adoro demais seu trabalho!! E tenho fé que um dia vamos nos conhecer!! ^^ Por enquanto eu te parabenizo e peço a Deus pra que você seja sempre abençoada com seu dom!!! :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. HAHAHAHA
        Tu uma seguidora fiel, ate aqui no meu blog tu apareceu, fico feliz ver que vc gosta do meu trabalho
        Me abraçaaaaa

        Excluir
    6. AMEI! Te acompanhar de pertinho é tão baum que nem sei.
      Por mais postagens assim :*

      ResponderExcluir
    7. Minha seguidora mais antiga hahahah
      Amooo tu premaaaa sdds :/

      ResponderExcluir
    8. Dessa, é muito legal quando tu explica as coisas assim, como foi melhorando e tals, pq às vezes parece que a pessoa nasceu fazendo aquilo e vc se sente meio pra baixo... Sou tua fã :D

      ResponderExcluir
    9. Bem legal conhecer seu processo de crescimento na arte. Tudo começa assim mesmo - copiando. Eu faço desenhos realistas mas sou apaixonada por ilustração, mas não sei ilustrar "ainda", um dia chego lá também. Sucesso pra vc!

      www.coisasdadebora.com.br

      ResponderExcluir
    10. Você foi a minha principal incentivadora a trabalhar no ramo da arte! Muito obrigada msm

      ResponderExcluir