• home
  • contato
  • sobre mim
  • blogroll
  • lojinha
    • Fotos
    • Viagens
    • Passo a passo
    • Eventos
    • Dicas
    18 janeiro 2016

    Dicas para melhorar o seu traço

    Fiz sugestões do que vocês queriam saber sobre ilustração e "cá" estou eu matutando sobre o assunto e o que falar.

    E o tema que decidi falar foi sobre COMO MELHORAR E DESENVOLVER MEU TRAÇO.

    Já disse aqui em outros posts que não existe uma formula básica que todo pode seguir, sei lá se você é alérgico a formulas mágicas 
    Mas tem algumas coisas que podem te ajudar a melhorar e te ajude.


    1º PERSISTÊNCIA E ESTUDO

    Não vai ser da primeira vez que você vai acertar, vai ser necessário errar algumas vezes e refazer mais de uma vez, até você achar o seu caminho, 
    Que tem a sua essência mas te deixa feliz, mas acho que nunca é bom estagnar ali, sempre temos que estudar e evoluir o que sabemos.
    Só que isso não é hoje que você vai conseguir, nem amanhã, é um processo lento.
    Pra ser sincera você tem que gostar muito de desenhar e não querer desistir por que você COM CERTEZA vai querer hahaaha, não estou querendo desanimar ninguém aqui, mas vou mostrar formas que eu uso para eliminar essa frustração.

    2º SEM COMPARAÇÕES PLMDDS

    Eu sei que é difícil fazer isso, sempre tem aquele(a) ilustrador(a) que a gente quer ser igual e muitas vezes puxa os cabelos quando não consegue ser.
    Miga pare! Tá feio pra você que vai ficar com menos cabelos.
    Ter alguém como referencial não é ruim, eu tenho várias pessoas e fica como o incentivo de sempre melhorar. Mas tu não vai desenhar igual, porque você não é igual a ele nem nunca será!
    Ele pensa de uma forma diferente, vive de uma forma diferente, tem outras coisas que influenciam o seu meio, outras ideias. E tudo isso envolve no traço.
    Seu objetivo e superar a você mesmo, ter isso como meta que você sempre pode melhorar.


    3º  OBSERVE 

    Observe o que você está vivendo, as pessoas ao seu redor, o jeito de como você mesmo se comporta, isso ajuda a elaborar o seu estilo, você mostra no papel o que gosta.
    Eu sempre quis criar uma mascote pra que ela mostrasse um pouco do que eu vivia, quais eram as minhas reações a certas situações, então eu passei a me observar mais e colocar no papel, e por incrível que pareça eu ria comigo mesma e percebia que não era somente eu que passava por isso, outras pessoas também se identificavam não sou a única lesada do mundo (sem ofensas)  
    Tire suas ideias do que você vive, você pode tanto ajudar alguém, como alegrar alguém com mero rabisco seu.

    4º PARE DE "PRIGUICIANE"

    Deixe sua amiga preguiça de escanteio. Muitos que me conhecem hoje já comentaram o seguinte "Nossa! achava que você desenhava o dia todo, comia em frente aos cadernos, e tudo que você faz envolver desenhar!" e não é assim, até quando eu estava começando eu tinha horários que me dedicava especialmente a isso. Tire uma hora do seu dia para estudar e se traço, buscar referências que estimulem você.
    Evite coisas que te distraem quando você decidiu ter aquele seu tempo para as ilustrações, celular, conversas paralelas, televisão e tudo mais.
    E converse mais com os seu lápis e papel do que a dona preguiça.


    5º  PACIÊNCIA

    Tenha paciência com você mesmo, algumas coisas podem ser mais difíceis do que outras.
    Existem coisas que eu tenho mais facilidade de fazer e outras nem tanto, algumas vezes na semana eu sempre tento separar um tento para estudar sobre isso e depois comparar os meus estudos semanais e ver o que melhorei.


    E nem sempre a gente acerta, eu mesma acabei errando esse desenho acima e não consegui fazer a boca, da aquela irritação no começo, estraguei um desenho que tinha um potencial e tal. Uma dica minha e acho isso terapêutico e libertador, rasgue aquele desenho que tanto que tem te irritado, rasgue mesmo, com gosto. Depois você me conta como ficou bem mais aliviado.
    Você irá começar um novo bem mais "Eu não tenho medo de você, pq eu posso te rasgar, se eu quiser!" hahahaha
    Eu não quis rasgar dessa vez, então dei um tempo, fui assistir um pouco de tv e conversar e depois voltei a ele com uma outra ideia.
    Se você acha que te um conserto, tenta dar um tempo e depois você pode voltar e olhar de outra forma ele, essa foi uma dica da minha amiga Ilustradora Lidiane Dutra ♥


    Eu tinha essas flores pequenas que havia cortado e acabaram sobrando, e ai pensei em colocar elas saindo da boca e cobrindo uma parte do erro. Use o seu erro para ter novas idéias.
    Mas como percebi que sempre é uma dificuldade minha "bocas abertas" irei refazer o desenho para ter mais firmeza nessa área.
    Eu também erro, assim como você. Tenho que melhorar da mesma forma que você!

    - Recaptulando:

    ♥ Estude e não desista quando não sair como você quer.
    ♥ Não se compare, você não é igual a ninguém.
    ♥ Observe o que você tem vivido e as pessoas ao seu redor.
    ♥ Dê uns gritos na sua preguiça e mande ela parar de amostrar.
    ♥ Tenha paciência com você mesmo.


    Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma e se tiverem mais dúvidas é comentar que eu repondo com muito prazer pra vocês.

    As fotos abaixo são dos meus estudos nas últimas semanas, é um projeto bem pessoal que tenho tentado desenvolver e espero que gostem.
    Sempre posto processo deles em meu snap (dessaraphaelly) e no meu instagram @cruellaatelie



    PS. Desculpe a qualidade das imagens por que ainda não resolvi o probleminha com a minha câmera :(

    Beijos
    Cruella



    13 comentários:

    1. Ótimas dicas! Eu ainda tenho esses pensamentos de desenhar igual a fulano ou sicrano, mesmo sabendo que nunca vai acontecer haha

      Uma das minhas metas pra esse ano era dedicar uma hora do meu dia aos desenhos, mas realmente não estou encontrando tempo pra isso :( Mas desenho sempre que posso.

      Desenho é um aprendizado lento. Tô sentindo isso na pele. Mas desistir, jamais!!

      xero!

      ResponderExcluir
    2. Suas ilustras são lindas!!! Obrigada pelas dicas. Ano desenhar!!!

      ResponderExcluir
    3. Desenho desde pequena mas nunca gostei do meu traço por sempre me comprar com outros, agora estou começando a fazer desenhos que me fazem feliz e me deixam orgulhosa do meu traço <3
      Adorei as dicas e a aquerelinha *-*
      @estherlacarra

      ResponderExcluir
    4. Ótimas dicas!
      Acho que a preguiça é um fator que me destrói, porém ultimamente tenho me dedicado mais aos detalhes, comprei até um livro do jardim secreto para poder controlar minha paciencia e ter mais cuidado na hora de finalizar as ilustrações.
      Sobre as inspirações, sim tenho muitos, inclusive a Lidiane que tem um trabalho lindo, adoro os traços dela. Há um tempinho estava fazendo exatamente isso, me comparando a outras ilustradoras e tentando melhorar, mas isso não funciona bem, já tenho o meu traço, só aperfeiçoar e não tentar ser igual a outra pessoa. ♥

      http://izcordeiro.blogspot.com.br/2016/01/ilustrando-16-fada-e-borboleta.html

      ResponderExcluir
    5. "Ele pensa de uma forma diferente, vive de uma forma diferente, tem outras coisas que influenciam o seu meio, outras ideias. E tudo isso envolve no traço. Seu objetivo e superar a você mesmo, ter isso como meta que você sempre pode melhorar." esse foi o melhor puxão de orelha que já li! Perfeito!!!
      Ps: amei essas ilustrações! *_*

      ResponderExcluir
    6. Ai que blog maravilhoso! Amei seu trabalho, obrigada pelas dicas. Acho que o mais difícil é ter paciência e eu me cobro tanto, às vezes tenho vontade de desistir pq tem hora que não vai! >.<

      Obrigada de vdd por esses "puxões" de orelha e parabéns!

      ResponderExcluir
    7. Já pode colar esse post na porta da geladeira? Lacrativo do início ao fim.

      ResponderExcluir
    8. Olá, estou super chateada com você, fiz minhas solicitações, efetuei o pagamento e não recebi algum retorno, meu casamento está perto, e aonde estão meus desenhos? Que falta de respeito... Ao menos devolva meu dinheiro!

      ResponderExcluir
    9. obrigada pelas dicas! te descobri no insta e adoro seus desenhos!

      ResponderExcluir
    10. Dicas maravilhosas e preciosas! Adorei =D

      ResponderExcluir
    11. Adorei o post, as dicas são ótimas! Pra desenhar não tem jeito mesmo, mas com treino e paciência uma hora sai!

      ResponderExcluir
    12. Oi Cruella :) Ótimas dicas, comecei lhe seguindo pelo Instagram e amei o blog. Gostei muito do seu jeitinho pessoal de se comunicar com as pessoas no blog e no insta também.
      Sucesso linda ;)

      ResponderExcluir